Avançar para o conteúdo principal

6 Tipos de Violência Doméstica


Violência Emocional - é qualquer comportamento do(a) companheiro(a) que seja intencionado a fazer o outro sentir medo ou que seja inútil. Usualmente inclui também comportamentos como: amaeças aos fillhos; magoar os animais de estimação; humilhar o outro na presença de amigos, familiares ou em público, entre outros.


Vionlência Social - é qualquer comportamento que tende em que a outra pessoa controle a vida social do(a) companheiro(a) , por exemplo impedir que este(a) visite seus familiares ou amigos, tirar ou acesso ao telemóvel ou controlar chamadas, mensagens e controlar as contas telefónicas, trancar o outro em casa.


Violência Física - é qualquer forma de violência física em que o agressor(a) aplica ao companheiro(a), como por exemplo: esmurrar; pontapear; estrangular; queimar; induzir ou impedir que o(a) companheiro(a) obtenha medicação ou tratamento.


Violência Sexual - é qualquer comportamento em que o(a) companheiro(a) força o outro a ter actos sexuais que o outro não deseja. Alguns exemplos: obrigar a fazer sexo desprotegido; forçar o companheiro a ter relações sexuais quando o outro não quer; pressionar, forçar ou tentar que o(a) companheiro(a) mantenha relações com outras pessoas.


Violência Financeira - é qualquer comportamento que planeje em controlar o dinheiro do(a) comapnheiro(a) sem que este deseje. Alguns exemplos destes comportamentos: controlar o ordenado do outro; recusar a dar dinheiro ao outro ou forçá-lo a justificar qualquer gasto; ameaçar retirar o apoio financeiro como forma de controlo.


Perseguição - é qualquer comportamento em que o objetivo é intimidar ou apavorar o outro. Por exemplo: seguir o(a) companheiro(a) para o seu local de trabalho ou quando este(a) sai sozinho(a); controlar constantemente os movimentos do outro, quer esteja ou não em casa.


Lembre-se se estiver em alguns destes casos, tente dizer não, tente pedir ajuda em casos graves, mas nunca se cale porque, se você se calar as coisas não irão mudar, não espere ou pense que com o tempo a  outra pessoa vai mudar, pois não muda e pode até cada vez as coisas serem piores. 

Comentários

Mensagens populares deste blogue

Como calcular a quantidade de leite a dar a um bebé?

Dos 0 aos 5-6 meses Até aos 6 meses, a quantidade de leite diária recomdendada é de 150ml por kg de peso, ou seja: Um bebé com 5.500kg :            150ml x 5.500kg = 825ml de leite por dia Teremos também que multiplicar a quantidade de leite por dia pelo o número de mamadas diárias, para obter a quantidade de leite por refeição:                Assim sendo, se o bebé fizer 6 mamadas diárias, a quantidade de leite por refeição será:                    825ml / 6 = 137.5ml de leite por dia No caso do bebé só beber leite de fórmula deve seguir as quantiades indicadas na dosagem, como por exemplo esta: Qualquer dúvida que tenha sobre a quantidade que o seu bebé deve beber ou se o seu bebé está a ser bem ou mal alimentado, fale com o seu médico, pois, nem todos os bebés tem o mesmo desenvolvimento. A partir dos 5-6 meses Nesta altura o bebé entra...

Novas Zonas Andante

A partir do dia 1 de Maio entrou em vigor novas zonas Andante expandindo para todo o território da Área Metropolitana do Porto abrangindo os municípios de Paredes, Santo Tirso, Santa Maria da Feira, Oliveira de Azeméis, São Jão da Madeira, Arouca e Vale de Cambra. Fonte: STCP:  https://www.stcp.pt/pt/noticias/novo-zonamento-andante/

Fórmula de Leite Anti-Obstipante

O leite Anti-Obstipante é para bebés que têm cólicas e têm problemas em obrar, esta fórmula ajuda bastante o bebé, o que por um lado para nós pais é muito bom, porque não temos o nosso bebé tão choroso e com dores. Eu pessoalmente usei Novalac AO, que foi o que o meu médico me aconcelhou e deu resultado, mas existem várias marcas, pois nem todos os bebés se dão com a mesma marca de leite, as outras marcas de leite que existem assim mais relevantes são: Aptamil Confort, NAN Confort, Nutribén Confort,... Aconcelhe-se sempre com o seu médico.