Violência Emocional - é qualquer comportamento do(a) companheiro(a) que seja intencionado a fazer o outro sentir medo ou que seja inútil. Usualmente inclui também comportamentos como: amaeças aos fillhos; magoar os animais de estimação; humilhar o outro na presença de amigos, familiares ou em público, entre outros.
Vionlência Social - é qualquer comportamento que tende em que a outra pessoa controle a vida social do(a) companheiro(a) , por exemplo impedir que este(a) visite seus familiares ou amigos, tirar ou acesso ao telemóvel ou controlar chamadas, mensagens e controlar as contas telefónicas, trancar o outro em casa.
Violência Física - é qualquer forma de violência física em que o agressor(a) aplica ao companheiro(a), como por exemplo: esmurrar; pontapear; estrangular; queimar; induzir ou impedir que o(a) companheiro(a) obtenha medicação ou tratamento.
Violência Sexual - é qualquer comportamento em que o(a) companheiro(a) força o outro a ter actos sexuais que o outro não deseja. Alguns exemplos: obrigar a fazer sexo desprotegido; forçar o companheiro a ter relações sexuais quando o outro não quer; pressionar, forçar ou tentar que o(a) companheiro(a) mantenha relações com outras pessoas.
Violência Financeira - é qualquer comportamento que planeje em controlar o dinheiro do(a) comapnheiro(a) sem que este deseje. Alguns exemplos destes comportamentos: controlar o ordenado do outro; recusar a dar dinheiro ao outro ou forçá-lo a justificar qualquer gasto; ameaçar retirar o apoio financeiro como forma de controlo.
Perseguição - é qualquer comportamento em que o objetivo é intimidar ou apavorar o outro. Por exemplo: seguir o(a) companheiro(a) para o seu local de trabalho ou quando este(a) sai sozinho(a); controlar constantemente os movimentos do outro, quer esteja ou não em casa.
Lembre-se se estiver em alguns destes casos, tente dizer não, tente pedir ajuda em casos graves, mas nunca se cale porque, se você se calar as coisas não irão mudar, não espere ou pense que com o tempo a outra pessoa vai mudar, pois não muda e pode até cada vez as coisas serem piores.
Comentários
Enviar um comentário